Gestão de energia em foco por grandes corporações

Grandes corporações apontam gestão de energia como solução rápida e eficaz em ações de eficiência energética

 

Gestão de energia é tema frequente em eventos do setor elétrico pelo país e nas publicações segmentadas, principalmente porque une dois assuntos em voga: sustentabilidade e economia. Em tempos de crises e de ações mundiais em prol da saúde do planeta, ter um sistema que monitore consumo e aponte soluções ideais, se mostra essencial em qualquer projeto corporativo de eficiência energética e redução de custos.

O Brasil; que está entre os 5 primeiros no ranking mundial de construções sustentáveis e é o país que mais utiliza biomassa na produção de energia, sendo 16% do uso global no setor; ainda não conseguiu uma boa posição no quesito Eficiência Energética. Em junho deste ano, o Conselho Americano para Economia Eficiente de Energia (ACEEE, em inglês) classificou o Brasil como penúltimo colocado, numa lista de 23 grandes economias do mundo. O primeiro lugar ficou para a Alemanha.

No entanto, ainda que o país não tenha alcançado um desempenho expressivo neste quesito, grandes e médios consumidores de energia, há muitos anos, já buscam soluções variadas para gestão de energia e aumento de eficiência energética. Pelo baixo custo, facilidade de implementação e rápido retorno que gera, os sistemas de monitoramento e controle de energia via internet, vêm sendo adotados por inúmeras corporações para a redução de gasto com energia.

“É possível consumir energia de forma consciente e reduzida, se souber exatamente como se gasta. É através do acompanhamento do consumo que podemos realizar uma análise eficiente, identificarmos oportunidades e desvios, e assim traçarmos ações para termos o uso correto desta energia”, explica o gerente comercial da ACS Automação, empresa especializada no ramo desde 1985, Alexander Dabkiewicz:

Case Santander

A rede possui mais de 2 mil pontos de consumo e o resultado da ação de eficiência energética adotada resultou numa economia superior a 80 milhões kWh. Um dos projetos de gerenciamento de energia implantado no Banco Santander foi a implantação sistema ACS, Follow Energy. Henrique Bissochi, responsável pelos setores de Engenharia e Infraestrutura do Santander, conta que, inicialmente, o Follow Energy foi instalado em todos os seus consumidores de Média Tensão, o que, segundo ele, ajudou inicialmente na revisão dos contratos, com a eliminação de  todos os desperdícios com multas e altas demandas, proporcionando uma redução de 8% nessas contas.  O próximo passo  foi fazer um up-grade no sistema, incluindo a automação do ar-condicionado. Com esta ação, a redução de consumo chegou a 15% do total das agências. “Agora, estamos aproveitando todos os dados de consumo que o sistema disponibiliza para traçar ‘alertas’ de consumos fora da curva. Isso também proporcionará uma gestão on-time de possíveis ofensores que estejam com consumo indevido”, diz o gerente de engenharia do Santander.

 

Case Bloomin Brands

Edinaldo Martins de Castro é Gerente de Utilities da Bloomin Brand International, empresa responsável pelos restaurantes Outback e Abraccio no Brasil. De acordo com ele, para que um projeto de eficiência energética gere resultados é preciso comprometimento, conscientização, foco e determinação de todos os envolvidos e um acompanhamento constante de um facilitador do projeto; além de um bom sistema de gestão de energia, como o escolhido por ele para a Bloomin, o Follow Energy.

“A escolha deste sistema se deu justamente devido à diversificação e variedade de relatórios, gráficos, controles e análises possíveis de cada um e todos os restaurantes. Também foi possível realizar a separação em grupos de acordo com o tipo/modelo de consumo, possibilitando uma comparação, gerenciamento e gestão de Utilidades (Energia Elétrica, Água e Gás) precisa das nossas unidades”, disse Edinaldo Martins.

 

Case C&A

Já a experiência com gestão de energia do gerente de engenharia da C&A no Brasil, Alexandre Medeiros, aconteceu em um momento em que a empresa já possuía um grande programa de eficiência energética operando.

“Mesmo assim, ganhamos muito em agilidade com ferramentas como a programação remota via web/celular, relatórios consolidados e as dashboards personalizáveis. Elas são muito úteis no dia-a-dia do time de engenharia e manutenção. Outra ferramenta importante são os alarmes personalizados que nos permitem monitorar quando uma unidade está consumindo energia acima do previsto e tomar ações corretivas rapidamente”, declara o engenheiro.

A C&A utiliza os sistemas ACS desde 2004, e passou a adotar o Follow Energy logo que foi lançado, em 2015.

“Sabemos que os negócios vão crescer por isso o Uruguai”
Globant investe USD 60 milhões no Uruguai
“Uruguai, um país próspero” disse diretor do Grupo Casino
Uruguai tem incentivos para audiovisual
Audiovisual: incentivos no Uruguai
Uruguai é o 2o país com mais energia renovável
Uruguai vacinará toda população em 45 dias
Uruguai anuncia nova Zona Franca
Google liga novo cabo submarino no Uruguai
Porto do Uruguai segue o exemplo de Singapura
Acordo para tributar multinacionais: oportunidade para China?
Uruguai é o país mais resistente na pandemia
Unicórnio do Uruguai entra na Bolsa em NY
Porto do Uruguai se moderniza
Chocolaterias premium expandem no Uruguai
Tempos de bonança pós pandemia diz The Economist
Uruguai tem instituições fortes e alta renda per capita diz FMI
Uruguai prepara o melhor porto da América do Sul
Argentina: 9 dias de lockdown
Argentina aumenta restrições de mobilidade
Uruguai abre as fronteiras para estrangeiros
Empresas de tecnologia uruguaias vendem para México
Porto de Montevideo será mais moderno da AL
Assessor de Macri pede asilo no Uruguai
Uruguai: taxa de internação em UTI de vacinados é quase zero
Novos vôos Miami – Montevideo
Google compra 30 hectares no Parque da Ciência no Uruguai
Uruguai consegue boa colocação de bonos
Empresa de software investe no Uruguai
UBS espera retomada da economia em outubro
EUA e Europa estudam modelo de tributação mundial
Advocacia: mudanças radicais e rápidas
Uruguai anuncia compra de mais vacinas
Paraguai surpreende e não apoia flexibilização do Mercosul
Nova Iorque perde USD 60 bilhões com turismo
Nova fábrica da Ford Uruguai começa a contratar
BofA: bolha é maior preocupação dos investidores
Hotéis e edifícios em Nova Iorque em crise
Uruguai propõe flexibilização do Mercosul
“Argentina é difícil para investidores estrangeiros*
Argentina: a miséria assola o país
Argentina: crise santiária e financeira
Brasileiros investem no exterior
“Uruguai é reconhecido por dar segurança aos investidores”
Porto de Livre Comércio de Hainan
Falências vão ser recordes em São Paulo
“Argentina não tem futuro”
Preços do mercado imobiliário de Montevideo
Home Office muda Manhattan
Fim do ensino presencial?